Passar para o Conteúdo Principal
Mirandela Turismo

Rota MiraD’Ela

Rotamirad ela  19  1 980 2500
Mirandela é uma bela cidade que se localiza no centro de Trás-os-Montes, como refere o ditado popular:

“Mirandela, Mirandela,
Mira-a bem, ficarás nela;
Quem Mirandela mirou,
Em Mirandela ficou.”

A Rota MiraD’Ela é uma rota que tem 159 km, pode ser realizada em qualquer altura do ano, de automóvel ou outro veículo e permite conhecer o património do concelho de Mirandela, desde a sua primeira ocupação (Neolítico), em que os habitantes viviam em abrigos naturais na Serra de Santa Comba (Passos), passando mais tarde (Idade do Ferro) pela ocupação castreja, Idade Média, (…), até à atualidade.

Mirandela teve o seu primeiro foral a 25 de maio de 1250, dado por El rei D. Afonso III. A aventura começa com a visita à zona antiga da cidade que se situa na margem esquerda do rio Tua.

Entre na Porta de Santo António, dirija-se à Praça 5 de Outubro, onde pode ver a Igreja da Misericórdia e o Solar dos Condes de Vinhais. Siga até ao imponente Paço dos Távoras, desça a rua D. Manuel I e siga pela Ponte Velha sobre o rio Tua (ponte pedonal) e desfrute de um belo espelho de água. No final da Ponte, pode ver os Nichos e o Santuário de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade de Mirandela e desfrute da bela paisagem nas margens do rio Tua.

Siga pela estrada M15 e visite o Pelourinho de Lamas de Orelhão, de seguida dirija-se para a aldeia de Abreiro pela estrada M582 e visite o Pelourinho e o restante património da aldeia. Siga pela estrada N314 em direção à Ponte de Abreiro e entre no concelho de Vila Flor e continue pela mesma estrada até encontrar o cruzamento que diz Mirandela.

Siga a estrada N213 até à aldeia de Cachão. Aí pode seguir a estrada M603, em direção à aldeia de Vale da Sancha. Entre no acesso de terra batida (à esquerda) e visite a barragem de Cachão. Regresse à estrada e siga em direção ao Miradouro da Fraga do Castelo. Volte para trás e siga para a aldeia de Vale da Sancha. Visite o Miradouro e o Santuário de Nossa Senhora do Aviso.

Siga pelo CM1095 até à aldeia de Freixeda e visite as Minas de Freixeda. Regresse pelo mesmo caminho até à aldeia de Cachão e siga pela estrada N213 até à aldeia de Frechas onde pode visitar o Pelourinho. Siga para a cidade de Mirandela e depois pela estrada M15 até encontrar a rotunda de Carvalhais e vá até à aldeia de Carvalhais. Aí, entre no CM1081 até à aldeia de Vale Pereiro e visite o Miradouro e o santuário de Nossa Senhora do Viso. Regresse à estrada M15 e siga o sentido de Romeu. Ao chegar à aldeia de Vilar de Ledra pode visitar a oliveira mais antiga do país.

Regresse à estrada M15 e siga até à aldeia de Romeu, onde pode visitar o museu das Curiosidades e o Miradouro e o santuário de Nossa Senhora de Jerusalém. Siga pela estrada M15 até Vimieiro, ao chegar ao cruzamento da Açoreira, entre no CM1087 até à aldeia de Vale de Lagoa. Siga pela estrada M561 até à aldeia de Alvites, onde pode visitar o seu património. Continue pela estrada M561 até à aldeia de Avantos, onde pode visitar a Igreja de Santo André. Siga pela estrada M560 até à aldeia de Mascarenhas, aí entre na estrada M206-1 e siga a direção de Torre de Dona Chama. Quando encontrar a placa com indicação de Vale de Prados, siga a estrada M554 até à aldeia e visite as ruínas do Castro de São Juzenda. Regresse pelo CM1070 até chegar novamente à estrada M206-1 que o levará até à vila de Torre de Dona Chama onde pode visitar entre outros monumentos o Pelourinho e o Castro de São Brás.

Retome o seu passeio e siga pela estrada R206 até ao cruzamento de Guide, entre no CM1065 e siga até à aldeia de Guide para visitar a igreja. Regresse à estrada R206 e siga até encontrar a Ponte de Pedra sobre o rio Tuela. Continue o percurso até encontrar o cruzamento de São Pedro Velho e siga pela estrada M532 até à aldeia de São Pedro Velho. Continue na mesma estrada e depois de passar a aldeia de Vilar de Ouro, siga até ao cruzamento da estrada R315 e dirija-se para a aldeia mais a norte do concelho, Aguieira. Na aldeia de Aguieira visite o Miradouro e o Santuário da Senhora do Monte.

Regresse à estrada R315 e siga a direção de Mirandela. Ao chegar ao cruzamento da aldeia de Casario siga até à aldeia e visite uma casa construída na rocha e um sobreiro em cima de um granito. Retome a viagem em direção a Mirandela e visite a aldeia Vale de Telhas, aldeia de origem romana. Retome à estrada R315 e siga até encontrar a aldeia de Abambres, aí visite a igreja de São Tomé e regresse a Mirandela.

Ao longo desta rota pode saborear uma deliciosa refeição num qualquer restaurante do concelho e descansar num empreendimento hoteleiro ou num empreendimento de turismo em espaço rural. Pode ainda aproveitar para dar um mergulho numa das praias fluviais do concelho.
Posto de Turismo
Rua D.Afonso III
5370 Mirandela

Posto de Turismo de Mirandela Rua D. Afonso III 5370-408 Mirandela 

Telefone: 278 20 31 43

Aberto de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 16h00

Partilha
logótipos EU
logótipo wiremaze