Passar para o Conteúdo Principal
Mirandela Turismo

Geografia

O concelho de Mirandela localiza-se na região norte de Portugal, pertence à NUT III – Alto Trás-os-Montes e situa-se a norte dos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor; a leste dos concelhos de Murça e Valpaços; a oeste do concelho de Macedo de Cavaleiros; e a sul do concelho de Vinhais, compreendendo uma área de 658,97 km2 dividida em 30 freguesias.

A localização de Mirandela é privilegiada, pois situa-se a cerca de 60 km de Bragança e de Vila Real e a menos de duas horas da cidade do Porto, sendo os principais acessos a A4 (acesso pelo Porto e Espanha) e o IP2 (acesso por Guarda e Bragança). O acesso à Linha do Douro é efetuado através da Linha do Tua entre Mirandela e a aldeia de Cachão e, seguidamente, de táxi entre esta aldeia e a estação de caminho-de-ferro denominada Tua (no concelho de Carrazeda de Ansiães).

O clima é do tipo mediterrâneo, verificando-se a concentração das chuvas no inverno e o período de seca no verão, sentindo-se a influência atlântica apenas nos locais de altitude mais elevada devido, sobretudo à dificuldade que a Serra do Marão origina na passagem do ar frio e húmido vindo de Oeste.

O concelho situa-se no Maciço Antigo e, como tal, é constituído, essencialmente, por granitos e xistos, surgindo, pontualmente, afloramentos de quartzito. Dos diferentes tipos de relevo que estas rochas originam destacam-se a Bacia de Mirandela e a Serra de Santa Comba.

Os principais cursos de água que atravessam o concelho de Mirandela são: o rio Tua, o rio Rabaçal, o rio Tuela, a ribeira de Carvalhais, a ribeira de Mourel e o rio Macedo, todos eles pertencentes à Bacia hidrográfica do Rio Douro. O rio Tua divide a cidade de Mirandela e tem a sua origem junto ao Parque de Campismo “Três Rios Maravilha”, onde se unem os rios Rabaçal e Tuela. A ribeira de Mourel é um importante afluente da ribeira de Carvalhais e esta é um afluente do rio Tua, unindo-se a este rio em plena cidade de Mirandela. As águas do rio de Macedo escoam a sul da vila de Torre de Dona Chama.

De acordo com os Censos 2011, a população residente no concelho de Mirandela é de 23 850 habitantes, estando, na sua maioria, concentrada na cidade de Mirandela, pois é aí que se centraliza um conjunto de estruturas de âmbito regional e nacional, tais como: o Tribunal de Primeira Instância (conhecido como Tribunal de Comarca) e o Tribunal Administrativo e Fiscal; três escolas profissionais, sendo elas a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais (EPA), Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE) e Escola Protocolada do Município de Mirandela (EPMMirandela); uma escola de ensino superior, sendo ela a Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo (EsACT), pertencente ao Instituto Politécnico de Bragança; a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-N), o Centro Hospitalar do Nordeste, o Hospital Terra Quente, dois Centros de Saúde e o Centro Renal de Mirandela - NorDial. É, igualmente na cidade de Mirandela que se localiza a zona industrial, onde se concentram fábricas de enchidos, de materiais de construção civil, de móveis, de fermentos, de cogumelos, galvanizadoras, panificadoras, lagares de azeite, carpintarias, serralharias e oficinas de reparação de automóveis.

Posto de Turismo de Mirandela Rua D. Afonso III 5370-408 Mirandela Telefone: 278 20 31 43

Partilha
logótipos EU
logótipo wiremaze