Passar para o Conteúdo Principal
Mirandela Turismo

Festivais Gastronómicos

O Município de Mirandela organiza ao longo do ano quatro Festivais Gastronómicos, o Festival de Sabores do Azeite Novo, em janeiro, janeiro, o Festival Gastronómico da Alheira de Mirandela, ema março, o Festival Gastronómico do Cabrito DOP, por altura das festas da Páscoa e o Festival Gastronómico da Caça em dezembro.

Estes Festivais surgem com o intuito de divulgar a gastronomia da região, destacando em cada um, o prato do festival que decorre.
  • Festival Gastronómico da Alheira IGP
    O Festival Gastronómico da Alheira decorre em março, onde se promove a Alheira, quer como entrada, quer como prato principal nos restaurantes aderentes. Estes restaurantes elaboram menus especiais com destaque para a Alheira, colocando ao dispor de quem nos vista uma oferta diferente de incentivo à escolha do menu. Cada restaurante elabora o menu, de acordo com a oferta que vai ter disponível diariamente durante os dias em que decorre o festival.
  • Festival Gastronómico da Caça

    A excelência do produto cinegético torna Mirandela um destino de eleição para os apreciadores de gastronomia associada à caça.

    Durante este Festival, os restaurantes elaboram cardápios com pratos de Caça em vários restaurantes. Neste leque a oferta é variada, desde Canja de Pombo, Arroz de Coelho, Perdiz Estufada, javali de montaria, são apenas algumas das iguarias que constam nas ementas destes restaurantes, e para acompanhar, aconselham-se vinhos da região.

    Visite o Concelho de Mirandela e aproveite para apreciar a bela gastronomia de caça.

  • Festival Gastronómico do Azeite Novo
    O Azeite DOP de Trás os Montes, “É um azeite equilibrado, com cheiro e sabor a fruto fresco, por vezes amendoado e com uma sensação notável de doce, verde, amargo e picante”.

    Durante o mês de janeiro, pastelarias e restaurantes aderentes à iniciativa promovem junto dos seus clientes, o produto Azeite, em torradas com Azeite, e pratos regionais bem temperados com este excelente condimento alimentar.

    O Azeite é servido nas entradas gastronómicas, no prato principal e na sobremesa, onde se destaca o pudim de azeite, o gelado de azeite, laranja azeitada, entre outros que cada restaurante confeciona.
  • Festival Gastronómico do Cabrito DOP
    O Cabrito Transmontano DOP é um prato essencial na oferta da restauração local e também nas tradições gastronómicas regionais.

    O cabrito é um prato típico da Páscoa transmontana e motivo de um festival gastronómico. A tradição diz-nos que o período Pascal é uma das alturas em que o cabrito é mais apreciado nas mesas transmontanas, pelo que a Câmara Municipal de Mirandela, a CAPRISSERRA – Cooperativa de Produtores de Cabrito de Raça Serrana e os restaurantes locais unem-se na organização do Festival Gastronómico do Cabrito Transmontano DOP promovendo assim a afirmação deste produto como elemento importante na estrutura económica local, bem como uma oferta gastronómica de referência com a máxima qualidade.

    Durante este Festival Gastronómico os restaurantes aderentes disponibilizam nos seus menus, assados, ensopados e caldeiradas de Cabrito Transmontano com a garantia de qualidade DOP, bem acompanhados por outros produtos certificados.

Posto de Turismo de Mirandela Rua D. Afonso III 5370-408 Mirandela Telefone: 278 20 31 43

Partilha
logótipos EU
logótipo wiremaze