Passar para o Conteúdo Principal
Mirandela Turismo

Ver

A história de Mirandela fica marcada quando a 25 de Maio de 1250, através do foral dado por El-Rei D. Afonso III, foi criado o concelho de Mirandela; poucos anos depois, por Carta de transferências passada por El-Rei D. Dinis, em 2 de Setembro de 1282, a vila é transferida do lugar denominado por “Castelo Velho” para o Cabeço de S. Miguel, local onde está hoje situada a Zona Antiga da Cidade, adquirindo um posicionamento estratégico sobre a passagem do rio. Em 1884 o concelho de Mirandela passa a ter as delimitações geográficas atuais. Cem anos depois, em 1984, Mirandela é elevada a cidade.

Existe, em todo o concelho, um vasto património arqueológico, arquitetónico, histórico e religioso. São exemplo disso, os vestígios de povoamento pré-histórico, exemplificado nos diversos monumentos megalíticos e castros, alguns reveladores da imensa atividade mineira de exploração de cobre, arsénio e ouro, praticada pelos povos da idade do bronze e perpetuada pelos romanos que deixaram também marcas da sua ocupação na região. São também exemplo os pelourinhos, as pontes, as igrejas e os monumentos históricos.

Para além do património cultural e edificado, o concelho de Mirandela é rico em património natural, do qual destacamos a área do Parque Natural Regional do Vale do Tua, da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, do Sítio de Interesse Comunitário de Romeu, os locais com interesse geológico, a beleza natural e paisagística.

Posto de Turismo de Mirandela Rua D. Afonso III 5370-408 Mirandela Telefone: 278 20 31 43

Partilha
logótipos EU
logótipo wiremaze