Passar para o Conteúdo Principal
Mirandela Turismo

Trás-os-Montes | Cinema - Sessão Gratuita

As minhas visitas
Datas
15 Mai '26

“Nove meses de Inverno. Três de inferno.” Este dito popular ecoava na memória descritiva que António Reis escreveu depois de uma ida a Trás-os-Montes, no final dos anos 1960. Haveria de lá regressar anos depois, com Margarida Cordeiro, para aí realizarem Trás-os-Montes, o seu primeiro filme, um grande fresco sobre o nordeste transmontano.

Fruto de uma admiração e estudo profundos da região, das suas gentes e paisagens, produzido com um orçamento reduzido e com a ajuda directa das populações que o protagonizam, o filme implicou, nas palavras de Reis, “uma luta corpo-a-corpo com formas ancestrais e modernizadas, entre lobos e Peugeot 504, entre arados neolíticos e botijas de gás”.

Ali encontramos tempos e dimensões distintas, num mundo em que vida e arte se confundem. Retratando uma região pelos olhos e pelas histórias das suas crianças, mulheres e anciães, numa época em que Trás-os-Montes se esvaziava pela emigração, este filme surge como obra de referência e influência maior na história do cinema português.

 

Local: Grande Auditório do Centro Cultural de Mirandela

Data: 15 de maio de 2026

Hora: 21h30

Preço: Gratuito

Bilhetes disponíveis em https://ticketline.sapo.pt, na bilheteira do Centro Cultural de Mirandela, no MOA (Museu da Oliveira e do Azeite) e na Ecoteca.

Horário da Bilheteira do CCM:

Dias úteis - 9h00 às 18h00 | Fim de semana - 11h00 às 17h00 | Dias de cinema ou de outros espetáculos realizados à noite: a partir das 20h00.

O acesso à sala é apenas permitido 10 minutos após o início da sessão/espetáculo.

GPS
Coordenadas
Latitude
41.48560299085564
Longitude
-7.178438901901245
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
174 visualizações

Próximos

Posto de Turismo de Mirandela Rua D. Afonso III 5370-408 Mirandela 

Telefone: 278 20 31 43

Aberto de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 16h00

logótipos EU
logótipo wiremaze