O Centro Cultural Municipal é um edifício com mais de 20 anos e é um marco em toda a região.
Congrega numa ala a Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel, inaugurada a 2 de Agosto de 1980, que integra a Rede de Bibliotecas Públicas desde 1991. Teve como benemérito uma figura incontornável da história de Portugal - o Capitão João Sarmento Pimentel, patrono da biblioteca, que se distinguiu na luta contra a Ditadura Nacional e Estado Novo, e que doou grande parte do seu espólio documental, cerca de 5000 documentos a este espaço. Atualmente, a Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel possui mais de 40.000 documentos.
Noutra ala, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, com uma vasta, bem variada e prestigiada coleção de pintura, gravura, desenho e escultura, num total de 527 obras, onde estão representados artistas do maior prestígio nacional e internacional sendo de destacar, entre outros, os seguintes nomes: Armindo Teixeira Lopes, Gil Teixeira Lopes, Hilário Teixeira Lopes, Nadir Afonso, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, João Abel Manta e Almada Negreiros.
Por último, a ala do Auditório Municipal de 500 lugares e um pequeno anfiteatro para congressos com cerca de 70 lugares, além de bar e várias salas de apoio.
O cinema semanal, o teatro, a dança e diversas atividades culturais, incluindo lançamento de livros, concertos e espetáculos de música, encontram aí espaços condignos. É também nesse espaço que funcionam os setores da Educação e Ação Social.