Passar para o Conteúdo Principal
Mirandela Turismo

Sons da Quaresma 2022 - Ninad Ensemble

As minhas visitas
02_abr_1x1_01
Datas
02 Abr '22

Ninad, termo sânscrito que significa som ou rumor, é um ensemble vocal e instrumental, sediado em Lisboa. Foi criado em 2020 pelo baixo Tiago Mota, pela organista Catarina Sousa e pelo contratenor António Menezes, assegurando em colaboração a respectiva Direcção Artística.

O reportório fundamental do ensemble centra-se na música portuguesa e ibérica dos séculos XVI a início de XIX, sendo complementado por composições contemporâneas de compositores portugueses.

A formação deste ensemble é variável e depende dos programas apresentados.

A sua abordagem adapta-se, portanto, às múltiplas exigências do reportório e às suas especificidades, não hesitando em se conjugar com outros instrumentos, nomeadamente os órgãos históricos e/ou locais.

O Ninad Ensemble pretende, assim, colmatar uma lacuna no panorama musical português, associando a versatilidade vocal e instrumental ao rigor musical que caracteriza cada um dos seus membros.

Com este concerto, pretende-se mostrar a diversidade e a riqueza da música Quaresmal ibérica. Através de vários exemplos do Próprio Gregoriano, específico desta época, mas também da Polifonia portuguesa e ibérica dos séc.XVI a XVIII, percebemos como Portugal não escapou à tendência europeia do uso crescente de música polifónica no tempo da Paixão.

Será também explorada a espacialização, isto é, o uso do espaço de concerto por inteiro de acordo com as peças em questão, dando particular atenção ao ciclo de motetes das 7 Estações da Cruz de Henrique Correia, aqui em estreia moderna absoluta.

A fim de melhor enquadrar estas peças, serão declamados excertos do Sermão de Quarta-Feira de Cinzas do P. António Vieira (1608 - 1697) ao longo de todo o concerto, assim ilustrando o carácter contemplativo, mas também interpelador desta música.

GPS
Coordenadas
Latitude
41.48579990218285
Longitude
-7.181544899940491
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
1458 visualizações

Próximos

Posto de Turismo de Mirandela Rua D. Afonso III 5370-408 Mirandela 

Telefone: 278 20 31 43

Aberto de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 16h00

logótipos EU
logótipo wiremaze